Sobre a POEBRAS


A Casa do Poeta de Brasileiro (POEBRAS) é uma entidade sem fins lucrativos, que visa fomentar a literatura e a cultura em geral.

A Casa do Poeta Brasileiro foi fundada em 24 de julho de 1964, conforme histórico, tendo, atualmente, 50 anos de existência.

A POEBRAS realiza diversas atividades, das quais cabe citar:
- coordena 77 (setenta e sete) associações culturais, em 20 estados da federação;
- realiza palestras de incentivo à leitura e ao desenvolvimento da cultura, em instituições públicas e privadas de todo o Brasil;
- participa de diversas feiras do livro, congressos, seminários, no país e no exterior.
- incentiva confraternizações e atividades literárias festivas; e
- eiversas outras atividades culturais.

"Nas Casas de Poetas aglutina-se a ALMA DO POVO. Não se pretende o destaque individual, mas, sim, o coletivo. Quando o talento salta aos olhos, mais fácil é a caminhada futura. O que compete aos dirigentes das associações é “abrir portas” junto à comunidade local, revelar aos criadores interessados que há alguns viventes que podem ajudar na insossa e árdua caminhada para sair do anonimato. Os talentosos, em qualquer área da Arte, sabem que é necessário abrir espaço na mídia. E isto é tarefa pessoalíssima. No entanto, se houver um clima propício criado pela associação da qual este faz parte, o sucesso na empreitada pode vir a ser mais fácil e concreto." 

(Moncks, em "Unindo o Brasil pela Poesia", 2011, prefácio à 2ª Antologia da Casa do Poeta de Praia Grande/SP)


Saiba mais sobre Nelson Fachinelli - leia o artigo de Joaquim Moncks:


NELSON FACHINELLI NA OUTRA MARGEM

Está de luto o movimento poético-associativo brasileiro. Faleceu aos 70 anos, em Porto Alegre, sua cidade natal, o poeta, jornalista e escritor NELSON FACHINELLI. O sepultamento ocorreu no dia 27 de abril, às 10h30min, no Cemitério São Miguel e Almas, na capital gaúcha.
 
Fachinelli (frente) & Masseratti (Fundo)
Casado com Lenita Fachinelli teve um único filho, Glauco. Por mais de 30 anos foi servidor público no Tribunal Regional do Trabalho como oficial de justiça, cargo no qual se aposentou.
Autocognominado "Operário das Letras", NF fundou e presidiu diversas entidades lítero-culturais, entre elas o Grêmio Literário Castro Alves, em 1958; a Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI, em 1964; a Casa do Poeta Brasileiro - POEBRAS, no mesmo ano, e a Casa do Poeta Latino-Americano - CAPOLAT, em 1978.
Criador do Cafezinho Poético-Musical, já no primeiro ano de vida da CAPORI, em 1964, e do Congresso Pan-Americano de Poesia, em 1990, em Nova Prata/RS, cuja 13ª edição ocorreu em Bento Gonçalves/RS.
O ativista Nelson Fachinelli coordenou nacionalmente a Casa do Poeta Brasileiro até 2003, quando passou o encargo a Joaquim Moncks, contando a entidade com 26 sedes municipais em 06 estados. Moncks exercera a presidência da Casa do Poeta Rio-Grandense de 1993 a 1995 e, por onze anos fora o consultor jurídico da POEBRAS, de 1992 a 2003.
A Casa do Poeta Brasileiro é, na atualidade, a mais expressiva entidade associativo-literária do país, se dizendo presente em 61 sedes municipais, articulada em 17 Estados da federação brasileira, numa verdadeira confederação de escritores-poetas-compositores-músicos-cantores-artistas plásticos-artesãos-teatreiros-radialistas-televisivos e apreciadores do Belo.
As Casas de Poetas, organizações não governamentais que tem a sua territorialidade em âmbito municipal ou regional, funcionam como verdadeiras casas de cultura, aglutinando e procurando desenvolver a inventiva e a criação em cada um de seus associados.
Contando com 41 anos de existência, a Casa do Poeta Rio-Grandense, entidade-líder da POEBRAS, teve o poeta Nelson durante 29 mandatos anuais como presidente da Diretoria Executiva. Atualmente o associativista exercia o cargo honorífico de presidente de honra da entidade.
Nelson teve vários títulos editados, destacando-se "Cânticos de um solitário"; "Palavras de Amor"; "Mario Quintana, vida e obra"; "Cantigas de Amor e Paz" e lançou, em 2005, na 51ª Feira do Livro de  Porto Alegre, a obra "Nelson Fachinelli, Operário das Letras" pela Editora Alcance, de Rossyr Berny, seu amigo de mais de trinta anos.
Realizou inumeráveis atividades na Fundação Educacional e Cultural do Sport Club Internacional – FECI, clube de sua paixão por toda a vida, onde era diretor do Departamento de Cultura há vários anos.


– Do livro inédito O HÁLITO DAS PALAVRAS, 2006/2013.

Joaquim Moncks