Modelo de Estatuto e orientações de fundação


ORIENTAÇÕES INICIAIS:


A fundação de uma nova sede de Casa do Poeta, para qualquer município, deve seguir as normas estabelecidas pela POEBRAS Nacional, sendo que após a fundação, a nova associação passará a ser uma entidade federada da Casa do Poeta Brasileiro.

Durante o período de fundação de uma Casa do Poeta, outra Casa já estabelecida, será indicada como MADRINHA, com o objetivo de fornecer, junto com a POEBRAS Nacional, todas as informações e suporte necessário para a sua fundação legal.

Para se fundar uma nova Casa do Poeta é necessário que se tenha um grupo de 5 (cinco) escritores, com CPF válido, aos quais será fornecida uma Portaria de Fundação, assinada pelo Coordenador Executivo Nacional da Casa do Poeta Brasileiro. Esses 5 (cinco) escritores serão, no histórico da nova entidade, os sócio-fundadores da Casa do Poeta daquele local.

Após a fundação de fato, será elencada uma DIRETORIA PROVISÓRIA, para no intervalo de 1 (um) ano organizar a instituição criada, envidando esforços para a sua fundação de direito (CNPJ).


MODELO DE ESTATUTO:

O Modelo do Estatuto será fornecido após as coordenações iniciais, com os responsáveis da POEBRAS Nacional, sendo que Casa do Poeta Brasileiro possui os direitos autorais sobre tal documento. O leitor poderá dar uma lida no link a seguir:




DÚVIDAS SOBRE FUNDAÇÃO:

Coordenador Executivo Nacional da Casa do Poeta Brasileiro
Joaquim Moncks
E-mail: joaquimmoncks@gmail.com

Diretor de Ações Culturais da Casa do Poeta Brasileiro
Giovani Pasini
E-mail: gpasini@ig.com.br

Contato Casa do Poeta Brasileiro (Site)
Secretaria
E-mail: poebrasnacional@gmail.com


"Não existe força de grupo sem conjunto. Atualmente, a Casa do Poeta Brasileiro (POEBRAS Nacional) congrega 77 sedes municipais, em 20 estados. Seja a próxima!"